2014/02/08

Leituras [81] - O Estranho Ano de Vanessa M., de Filipa Fonseca Silva

Este foi o primeiro e-book de romance que li (porque já li vários no iPad mas todos eles cientificos-escolares). É de uma escritora portuguesa, Filipa Fonseca Silva, que desconhecia até ter visto uma notícia sobre ela que era a primeira portuguesa a chegar ao top100 dos mais vendidos da Amazon e ao procurar por coisas sobre ela, descobri o seu blog e acabei por receber, numa promoção de subscrever o blog, este seu livro grátis.

No final do ano passado, antes de ir a Portugal no Natal, completei a leituras dos livros (físicos) que tinha disponíveis e comecei, por isso, ainda aqui em Macau a ler este "O Estranho Ano de Vanessa M".

E devo dizer que gostei muito.

Uma escrita desempoeirada, uma história de vida que podia ser, em muitos momentos, a de cada um dos leitores/as, um ritmo de escrita vivo e que vai prendendo o leitor para ler sempre mais um parágrafo, página, capítulo.

Não sei até que ponto a história é um tanto auto-biográfica ou não. Mas sei que a autora é imaginativa nas várias situações que apresenta, é consistente nas descrições de locais e personagens que criou na trama, é feliz até na capa da ilustradora.

E é uma "self-made writer", ou seja, está a chegar onde está a chegar pela sua capacidade própria de escrever os livros, de os traduzir e de ter procurado formas de os vender sem precisar da "benção" dos agentes e editoras - publicando directamente na loja virtual da Amazon.

Sou sincero, gostei deste livro e da forma como foi escrito. E penso em comprar o seu outro livro (o tal que está no top100 da Amazon), "Os 30 - Nada É Como Sonhamos" quanto mais não seja porque a Filipa Fonseca e Silva merece pelo esforço que tem em se promover e perseguir a carreira e reconhecimento que almeja como escritora.


Sinopse:
Quando entrou no carro, naquela tarde de Inverno, Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior, que pôs em causa todas as suas escolhas e, acima de tudo, toda uma vida construída em torno das expectativas e opiniões dos outros. Entre episódios trágicos e cómicos, que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar, “O Estranho ano de Vanessa M.” conduz-nos nessa auto-descoberta e faz-nos reflectir sobre o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão. Porque a busca da felicidade não tem prazo.

Sem comentários: