2014/09/16

Kalmaegi [gaivota]

Uma gaivota voava, voava...

E esta kalmaegi (gaivota em coreano, que assim baptizou este tufão) voou ao largo de Macau (a cerca de 300km) mas foi o suficiente para, finalmente e já em final de época, ter sido um tufão de grau 8 (a 3ª mais elevada de uma escala compreendida pelos graus 1,3,8,9 e 10) e assim ter suspendido os trabalhos e transportes em Macau, encerrado as pontes e escolas e dando uma folga generalizada aos trabalhadores de Macau.

Ontem à noite, quando me deitei, não pensei que o tufão chegasse ao 8. No entanto, talvez pelas intensas chuvadas pela noite dentro (que não ouvi...) e inundações que causou na zona do Porto Interior, acabei por acordar com a noticia do tufão já em grau 8. Aliás, neste ano e meio que levo aqui em Macau foram poucos os tufões que atingiram o território e este foi apenas o 2º de grau 8 - sendo que até agora ainda experienciei nenhum superior, felizmente - e hoje este não foi mais que leve 8 com algumas chuvadas mais fortes e rajadas de vento que quase não provocaram danos de maior aqui em Macau: ao que sei, apenas uma mão cheia de feridos ligeiros e algumas árvores e publicidades caídas.

E este ano têm sido muito poucos os tufões nesta zona do globo (este foi o 15º quando normalmente são mais de 20) e aqui ao território, que me recorde, apenas 3 passaram muito ao largo.

Segundo ouvi o director do SMG dizer na televisão, tal deve-se ao facto de este ser um "ano neutro", isto é, de não ser ano daquele fenómeno das marés conhecido como "El Niño" ou "La Niña" que, aquecendo mais as águas dos oceanos, fazem com que se extreme a ocorrência dos tufões.

Em todo o caso, se aqui em Macau apenas temos levado com as "franjas" dos tufões, em países vizinhos tal não tem acontecido. As Filipinas, por exemplo, foram atravessados por inúmeros tufões este ano que mataram muitas pessoas - umas dezenas - e até a costa chinesa mais a oeste de Macau, na zona de Hainan, muita gente tem sido evacuada das zonas costeiras por causa da força com que os tufões têm atingido aquela zona.

Sem comentários: